Arqueólogos acham sepulcro daquele que seria “Papai Noel”

Jorge Royan/Creative Commons

Arqueólogos declararam ter encontrado o local onde o corpo de Papai Noel teria sido enterrado. Pesquisas descobriram um templo intacto e cemitério sob a igreja de São Nicolau, na província de Antalya, na Turquia, onde o santo nasceu. Os pesquisadores continuarão cavando para, possivelmente, encontrar o corpo do “bom velhinho”. Seria esse o fim da ilusão das crianças?

Conhecido por presentear as pessoas e ajudar os pobres, o santo deu vida à lenda do Papai Noel. Nos anos últimos anos, a igreja próxima ao local de nascença de São Nicolau tem sido muito visitada, mesmo com a crença de que os restos mortais dele haviam sido levados para Itália, onde está localizada a basílica de São Nicolau. Porém, com base nos documentos encontrados durante a exploração da área turca, os arqueólogos acreditam que o corpo transferido foi o de um padre local e não o do santo. O roubo dos restos teria acontecido entre o momento tempo em que a igreja foi incendiada e sua reconstrução.

De acordo com o portal de notícias britânico The Guardian, os pesquisadores começaram novas pesquisas e encontraram o templo a partir do uso de geolocalizadores. O local estava intacto, mas inacessível devido a presença de pedras e mosaicos que precisam ser conservados e correm risco de caírem caso tais pedras sejam movidas. O trabalho cuidadoso de escavação buscará uma forma de acesso para que então possa ser determinado se o corpo pertence ou não ao Papai Noel.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: