Após “vaquinha”, brasileiro disputa prêmio com 007 e Star Wars

Twitter/reprodução

O mineiro Daniel Florêncio, radicado em Londres, filmou seu primeiro longa metragem de ficção com recursos de crowdfunding. Após as 50 mil libras levantadas em 2013, o longa Chasing Robert Barker (Perseguindo Robert Barker, em português) concorre em três categorias do National Film Awards, contra blockbusters como Star Wars: O despertar da força, 007 – Spectre e Kingsman – Serviço Secreto. Além da categoria Melhor Filme de Ação, a obra concorre ainda em Melhor Ator (Gudmundur Thorvaldsson) e melhor ator coadjuvante (Patrick Regis).

No ranking das premiações, o National Film Award não chega a ser o mais importante do Reino Unido, cargo ocupado pelo Bafta, mas é uma premiação nacional que está em sua segunda edição e pode catapultar a carreira do brasileiro.

Segundo a BBC, o filme sequer foi lançado na Inglaterra, tendo sido apresentado apenas em premiações e aos colaboradores do crowdfunding. O trabalho foi rodado entre abril e maio de 2013, em Londres, e mostra o mundo dos paparazzis de uma forma diferente: no lugar de um famoso sendo perseguido por fotógrafos, é o profissional que se faz protagonista, com todas as pressões que sofre para registrar imagens indiscretas de um ator.

O resultado da premiação será revelado em cerimônia no próximo dia 31 de março de 2016. Ainda não há data da estreia do filme no Brasil.