Dugongos são presos em gaiolas para servir como atração turística na Indonésia

Delon Lim/Reprodução

Dois dugongos foram vistos presos dentro de gaiolas na Ilha Kokoya, Indonésia. Os animais marinhos, da mesma família do peixe-boi, foram presos por um pescador local com a intenção de torná-los atrações turísticas. O caso só foi descoberto porque um mergulhador registrou a cena e compartilhou nas redes sociais.

Enquanto explorava o oceano, um grupo de mergulhadores ficou impressionado ao ver que havia dois dugongos presos em gaiolas. Delon Lim, contou ao The Dodo que os animais aparentavam ser mãe e filho. Ele disse que os bichos foram separados em duas gaiolas e um deles, possivelmente a mãe, tinha a cauda presa a uma corda, amarrada à gaiola, impedindo alguns de seus movimentos.

Segundo Lim, o pescador informou que se quisessem ver ou tirar foto com os dugongos, teriam que pagar. “Ele pediu um pouco de dinheiro para ver o animal ou tirar uma foto”. Isso fez com que os mergulhadores acreditassem que o pescador havia prendido os animais marinhos com o objetivo de ganhar dinheiro dos turistas.

O pescador permitiu que os mergulhadores entrassem em uma das gaiolas, onde se encontrava o dugongo adulto, e fizessem fotos e vídeos. Lim não soube dizer há quanto tempo os animais estavam presos, mas afirmou que havia cicatrizes profundas na cauda. “Foi muito doloroso”, comentou.

Quando estavam saindo do local, os mergulhadores pediram ao pescador para soltá-los e ele concordou, porém eles não acreditaram que o rapaz libertaria e decidiram compartilhar a história na internet. No dia 13 de março de 2016, o mergulhador Ryandito Mahendradani, postou um vídeo na sua conta do Instagram denunciando o caso.

Em pouco tempo, órgãos voltados para animais selvagens entraram em contato pedindo informações sobre o local da prisão. Um dia após o contato, as autoridades encontraram os animais marinhos ainda presos dentro das gaiolas, libertando-os em seguida.