Achado local onde Jesus teria multiplicado pães e peixes

Giovanni Lanfranco/Reprodução

A partir da descoberta de uma peça de cerâmica, em 2014, arqueólogos podem agora ter encontrado o local daquele que seria um dos milagres mais conhecidos de Jesus Cristo. As ruínas foram encontradas ao nordeste do Mar da Galileia, na foz do Rio Jordão. O povoado que acreditam ter localizado é o de Betsaida local onde, segundo as escrituras cristãs, teria sido performado o milagre da multiplicação dos pães e peixes. A região também é conhecida por ser terra natal dos apóstolos Pedro, André e Felipe.

A descoberta foi feita pela equipe do Dr. Mordechai Aviam, da Faculdade Kinneret, em Israel. Segundo o historiador judaico Josephus Flavius, o povoado se transformou em uma verdadeira cidade romana, o que explica as moedas, cerâmicas e mosaicos encontrados com essas origens. Outros três áreas, localizadas também na foz, eram candidatas a ser Betsaida, porém a idade das ruínas encontradas por Aviam fazem do local, conhecido como El-Araj, a candidata mais forte.

Segundo a Bíblia, o local foi onde Jesus Cristo teria ido repousar e refletir após saber da morte de seu primo João. Mesmo procurando ficar sozinho, ele teria sido seguido por uma multidão e, sendo aconselhado por seus discípulos a dispensar as pessoas para que fossem comer, disse não ser preciso e que serviria as pessoas com os alimentos disponíveis – no caso, apenas cinco pães e dois peixes. Foi então que o milagre da multiplicação teria sido realizado, sendo estas comidas suficientes para saciar a fome dos presentes. Segundo o jornal israelense Haaretz, os responsáveis pela descoberta querem transformar o sítio em um local de peregrinação.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: