Achada no oceano antiga cidade atingida por tsunami

Holy Land Photos/Reprodução

2017 está sendo um ano marcante para a arqueologia. Com pesquisas práticas no fundo do Mar Mediterrâneo na área nordeste da Tunísia, arqueólogos descobriram ruínas da cidade de Neápolis completamente imersas na água. Um suposto tsunami que atingiu a região no ano 365 foi o responsável pelo “desaparecimento” da cidade. As informações sobre a catástrofe foram obtidas através dos registros de Ammien Marcelino, um dos historiadores da época. Segundo os dados, esse fenômeno natural foi o mesmo que atingiu a Alexandria e a Ilha de Creta.

As ruínas encontradas confirmaram os dados históricos e nelas foram achados aproximadamente 100 tanques antigos utilizados na produção de garum, um condimento fermentado à base de peixe muito conhecido entre os romanos, responsável por movimentar uma grande e rica indústria. Com cerca de 20 hectares, o que sobrou de Neápolis se constituiu um grande patrimônio cultural e histórico para o aprofundamento dos conhecimentos sobre aquela região. “Esta descoberta nos permite estabelecer que ela era um centro importante para a pesca e a fabricação de garum, sendo provavelmente o maior centro do mundo romano”, comentou Mounir Fantar, uma das pessoas à frente da busca.

Coincidentemente, Neápolis deriva do grego “nova cidade” e a sua descoberta pode resultar, de fato, em uma novidade para muitos, que pouco ou nada sabem sobre a história daquele lugar. As investigações no local tiveram início em 2010, contudo, somente em 2017, a arqueologia pode revisitar a região e, felizmente, desvendar um mistério que, há anos, estava literalmente submerso.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: