2 em cada 3 habitantes do mundo ainda não têm acesso a água potável

Ricardo Fernandes/DP

A falta de água, que passou a ser considerada um problema global, tende a aumentar cada vez mais no mundo inteiro. Um estudo realizado pela University of Twente, Holanda, publicado no dia 12 de fevereiro de 2016 na Revista Science Advances concluiu que 66% da população mundial não tem acesso considerável a água potável.

Segundo o Huffington Post, diferentemente dos estudos anteriores, o computador usado pela equipe de Dr. Arjen Hoekstra foi mais preciso, pois indicava inúmeras características que poderiam influenciar no resultado, como registros climáticos, irrigação, indústria e densidade populacional. “O fato de a escassez de água estar sendo considerada como um problema global é confirmada por nossa pesquisa”, diz.

De acordo com os pesquisadores, a escassez de água existe quando o consumo da água é o dobro dos recursos disponíveis, como o caso de países muito populosos, em locais com agricultura irrigada ou áreas que não possuam muita água doce. As consequências da falta podem afetar diretamente, entre outras coisas, a economia do mundo e a biodiversidade ambiental. Além disso, eles acreditam que a escassez pode ter aumentado conflitos globais em áreas como África e Oriente Médio.

Segundo o jornal, além de denunciar a gravidade do problema, os pesquisadores recomendaram formas para reduzir a escassez. Entre elas, a crescente dependência de sequeiro, em vez de agricultura irrigada – que melhoraria a eficiência do uso da água – e compartilhar o que está disponível. Para isso, concluem, é necessário uma força-tarefa, com os governos, as empresas e os investidores colaborando.