Cientistas afirmam que cor da louça tem influência sobre apetite
Há muito tempo, pesquisadores estudam a influência das cores em nossa percepção do cotidiano. Agora, cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, afirmam que elas também podem influenciar na sua dieta. Ou seja: as cores da louça que você usa podem ter efeito direto em seu apetite.
Por exemplo: servir os alimentos em um prato vermelho pode fazer com que você coma menos, pois a tonalidade desencadearia um sinal de “perigo” no cérebro. É o que afirma o Dr. Charles Spence, professor de psicologia experimental e autor do livro Gastrophysics: the new science of eating (Gastrofísica: a nova ciência da alimentação, em tradução livre).
Enquanto isso, pratos brancos podem fazer com que o paladar seja mais aguçado. Uma pesquisa realizada em 2011 na Universidade de Valencia, por exemplo, afirmou que os participantes diziam que uma mousse parecia mais doce quando comida de um prato branco do que de um prato preto. Para Spence, isso se dá porque “o contraste pode fazer com que as pessoas julguem a cor da comida em si, sem influência dos arredores”, afirmou o pesquisador ao jornal Daily Mail.
Para ele, uma outra aplicação prática para esses dados, visando a saúde da população em geral, seria diminuir o açúcar de alimentos industrializados e acondicioná-los em embalagens brancas – tornando-os mais saudáveis, mas dando ao consumidor a impressão de que o sabor ainda é o mesmo.