Criador da bandeira LGBT morre aos 65 anos

Wikimedia/Reprodução

Gilbert Baker, criador da bandeira que representa a comunidade LGBT, faleceu na noite do dia 30 de março de 2017, aos 65 anos. Ele fez o design da bandeira de oito cores em 1978 para o dia da liberdade da cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, precursor da parada de orgulho atual. A bandeira foi erguida no centro da cidade em homenagem a ele. A causa da morte ainda não foi confirmada.

De acordo com o site pessoal dele, Gilbert nasceu no Kansas em 1951 e serviu ao exército americano de 1970 a 1972, o que o estacionou em São Francisco no começo do movimento de liberação gay. Ao ser liberado de forma honrosa, Gilbert começou sua carreira como designer de bandeiras, tendo atendido a pedidos de vários líderes mundiais, incluindo os presidentes da França, Venezuela e Filipinas.

A bandeira do movimento LGBT original criada por ele tinha oito cores e cada uma representava um aspecto da humanidade. Rosa representava sexualidade, vermelho é vida, laranja significa cura, amarelo é luz do sol, verde representa a natureza, turquesa é arte, anil significava harmonia e violeta representa o espírito humano. Eventualmente, a bandeira foi reduzida para seis cores, removendo rosa e anil.

Segundo o portal de notícias britânico da BBC, Gilbert queria que a bandeira passasse a ideia de diversidade e inclusão, usando algo da natureza que dissesse que sexualidade é um direito humano. Hoje, a bandeira criada por ele é um símbolo internacional incorporado em diversos designs para representar a comunidade LGBT.

Wikimedia/Reprodução

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: