Pesquisa revela que funcionários preferem reconhecimento em elogios
Um experimento social realizado com funcionários do escritório da Intel em Israel demonstrou que oferecer pizza ou até mesmo um elogio, pode ser uma forma de reconhecimento melhor do que bônus em dinheiro. Ao contrário do que muitos pensam, o incentivo financeiro pode tornar os trabalhadores menos produtivos, segundo os resultados de um estudo liderado pelo economista comportamental Dan Ariely, da Universidade Duke, nos Estados Unidos.
No teste, os pesquisadores motivaram os funcionários com recompensas em dinheiro, vouchers de pizza e mensagens de elogio dizendo “Muito Bem”. Aqueles que não tivessem sido produtivos no dia não receberiam nada. Ariely perguntou ao Departamento de Recursos Humanos qual dessas recompensas os gestores acreditavam que seria a mais cobiçada. Os gestores imaginavam que a ordem de preferência seria dinheiro, pizza e elogios.
Para surpresa do RH, os elogios, seguidos pelos vouchers, ficaram na frente como reconhecimentos prediletos, aumentando a produtividade mais que o dinheiro. E, ao longo da semana, empregados que receberam bônus em dinheiro começaram a ser menos produtivos que os outros grupos, incluindo os que não receberam nenhuma recompensa.