Japão usa brinquedos para educar sobre transplantes
As crianças geralmente têm um brinquedo favorito. Aquele que não larga pra nada e nunca quer deixar em casa, mas um dia, com o tempo, eles vão se desgastando e ficam cada vez mais velhinhos ou acabam perdendo algum membro. Entretanto, não é por esses motivos que eles merecem ser deixados de lado ou menos amados. Com isso em mente, a campanha japonesa Second Life Toys usa a restauração de brinquedos infantis para, ao mesmo tempo, conscientizar sobre a importância da doação de órgãos.
A campanha foi criada pela agência publicitária Dentsu e pretende ensinar as crianças que os membros quebrados do seu melhor amigo, às vezes, podem ser reparados ou reimplantados.
O projeto que visa dar uma segunda chance aos brinquedos faz parte da campanha Fita Verde, em apoio ao transplante de órgãos no país ao promover conscientização de adultos e crianças. Atualmente, existe uma fila com 14 mil crianças esperando por um órgão no Japão e apenas 300 doadores. A campanha acaba servindo para esclarecer e conscientizar o ato da doação em outros países, como o Brasil.
As pessoas que doarem um brinquedo receberão uma carta de agradecimento e os que mandarem seus brinquedos para serem consertados os receberão novinhos em folha.