Carro à base de hidrogênio deve ser lançado em 2018

RiverSimple/Divulgação

Uma empresa do País de Gales, Reino Unido, divulgou um novo formato de carro, que funcionará a base de hidrogênio, mas sem nenhuma pretensão de ser vendido. Denominado de Rasa, o veículo comporta duas pessoas e com uma carga de 1,5 kg de hidrogênio pode percorrer até 480 km. De acordo com a Riversimple, o carro funcionará como um serviço e deve ser lançado em 2018.

Desenvolvido por Chris Reitz, ex-chefe de design para o Fiat 500 e sua equipe em Barcelona, o Rasa possui um único resíduo: a água.  A empresa diz que no mínimo 50% da energia de frenagem é restaurada e transformada em energia elétrica para que o carro acelere.

Segundo a Riversimple, o hidrogênio passa através de uma membrana de próton na célula de combustível onde se combina com o oxigênio para formar água e eletricidade. A eletricidade, em seguida, flui para os motores em cada uma das rodas.

Além dos resíduos, um dos diferenciais do carro, é o seu peso. Ele é considerado um carro bastante leve, já que seu peso é de 580 kg, graças a sua estrutura de fibras de carbono. A velocidade máxima que ele pode atingir é de 100 km/h.

Apesar da inovação e da sustentabilidade, a empresa não pensa em colocar o veículo à venda. O funcionamento vai ocorrer como um aluguel. O cliente deve pagar uma mensalidade para utilizá-lo, mas com uma quilometragem limitada. Entretanto, o gasto de quem alugar será somente o da mensalidade, a empresa afirma que os gastos com combustível, seguro e manutenção, entre outros serão cobertos por ela.

O investimento do projeto foi de 2 milhões de euros, aproximadamente 11, 5 milhões de reais. Porém, ainda falta testá-lo e aprová-lo. Os responsáveis pela criação pretendem testar 20 carros por 18 meses antes de lançarem o veículo oficialmente. Para isso, eles esperam receber recursos da União Europeia.

RiverSimple/Divulgação