Projeto de resgate à autoestima de alunas recebe votos de aplauso

O projeto Identidade Cultural Negra na Escola, idealizado pelo professor José Walmilson Rêgo Barros, recebeu voto de aplausos da Assembleia Legislativa de Pernambuco. A partir de relatos de alunas que sofriam preconceito racial dentro e fora do ambiente escolar, o educador realizou um ensaio delas, produzido pela fotógrafa Izabela Alves, cujo resultado virou uma exposição no último dia 21 de novembro de 2016. A mostra, que inicialmente seria apenas no Complexo Educacional de Ipojuca, no município de mesmo nome, onde o professor leciona, começou a circular pelas escolas da cidade e recebeu convites de faculdades de formação de educadores.

Por autoestima de alunas, professor de Ipojuca promove exposição fotográfica

O repórter Tércio Amaral contou a história na estreia da exposição, no CuriosaMente. No contexto em que foram realizadas as fotografias, foram registrados muitos relatos de racismo sofridos pelas alunas. Elas ainda participaram de uma oficina de turbantes como forma de valorizar aspectos estéticos da cultura negra. “Quando comecei a trabalhar a temática do racismo e do preconceito, a aluna pediu a palavra e disse que, no dia anterior, no pátio dos ônibus, um colega a havia chamado de macaca”, justificou o professor na época.

“Sem conseguir responder ao ato racista, ela relatou que começou a chorar e foi para casa de cabeça baixa, sem conseguir falar mais nada com ninguém. Com exemplos como esses é que acreditamos que esse é um tema que deve ser pautado na escola”, completou. Desde então, em sala de aula foram trabalhadas histórias de personagens negros na história, como Zumbi dos Palmares. As fotografias foram realizadas em março deste ano e, após a publicação da matéria, o professor foi convidado para dar novas entrevistas.

O pedido de votos de aplausos pelo projeto foi de autoria da deputada estadual Simone Santana (PSB). A ideia é que o projeto Identidade Cultural Negra na Escola continue no Complexo Educacional de Ipojuca.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: