WhatsApp permitirá deletar mensagem antes que o outro leia
O WhatsApp vai colocar fim a um dos grandes constrangimentos e problemas da vida virtual moderna: o arrependimento pós-mensagem enviada. A atualização da versão beta do aplicativo terá disponível uma função que permite ao usuário apagar as publicações enviadas caso elas ainda não tenham sido visualizadas pelo destinatário. Essa é uma das grandes diferenças da versão 2.17.1.869, apenas disponível na versão beta para usuários do sistema operacional iOS. O cancelamento das mensagens significará apagar o conteúdo em ambos os aparelhos definitivamente, inclusive para mensagens em grupos.
A ferramenta ainda está em formato de testes, o que abre espaço, por exemplo, para que o remetente consiga apagar até mesmo mensagens já lidas – ainda que o balão que indica a mensagem enviada e recebida permaneça nesses casos. De acordo om o site WABetaInfo, que divulgou testes da função, por enquanto, a plataforma ainda deixa um aviso de que o remetente deletou a mensagem enviada, mas um dos pontos altos do aplicativo é que a mídia (fotos e vídeos) é automaticamente deletada também da galeria do recebedor da mensagem (importante para os casos de apps configurados para baixar automaticamente todos os conteúdos enviados).
WhatsApp beta for iOS 2.17.1.869: how revoking messages work. #hidden #whatsappbeta pic.twitter.com/pEfGfZO1gN
— WABetaInfo (@WABetaInfo) December 14, 2016
Outra ferramenta que deve ser testada nas próximas semanas será a edição de mensagens enviadas recentemente, a exemplo do que ocorre em outras mídias como o Facebook, em que a pessoa pode corrigir o conteúdo enviado – tanto no sentido de corrigir algum erro ou para simplesmente mudar o tom da conversa.
Os testes ainda não começaram para usuários de Windows Phone e Android. Atualmente, nesses sistemas, é possível deletar uma mensagem enviada, mas o prazo é muito curto: ela deve ser cancelada/apagada antes do primeiro tique aparecer na mensagem, o que significa que o conteúdo já saiu de seu celular e partiu para o servidor da plataforma de comunicação.