Zika vírus é identificado, pela primeira vez, em mosquito selvagem

Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram localizar um mosquito infectado pelo vírus zika ainda na natureza, ou seja, sem ter adquirido o vírus na fase adulta e o transmitido entre humanos. A descoberta foi feita por cientistas do Instituto Oswaldo Cruz, com mosquitos da espécie Aedes aegypti coletados nos bairros Realengo e Sâo João de Meriti, no Rio de Janeiro. A informação é da Folha de São Paulo e, em tese, eliminaria qualquer dúvida da ligação entre a doença e o mosquito da dengue.

De acordo com o jornal, os estudiosos acreditam ter encontrado uma peça que faltava no quebra-cabeças que se faz ao identificar o vírus, que ainda é novo. Para isso, foram coletados 1,5 mil mosquitos de diversas espécies, no entorno e no interior das residências em região em que pacientes tinham sintomas da infecção. Em quatro deles, todos aedes, o vírus foi encontrado. Questiona-se agora se há algum tipo de “competição” entre os vírus da dengue, zika ou chikungunya, por exemplo, pelo hospedeiro ou se há qualquer troca de material genético entre eles no organismo do mosquito, hipóteses ainda não provadas.

Segundo o especialista Ricardo Lourenço, do Laboratório de Mosquitos Transmissores de Hematozoários, a maior parte dos mosquitos não é infectada por ter nascido há pouco tempo e não ter tido tempo de se infectar, até porque dos que chegam à idade de sugar sangue, há aqueles que picam vítimas livre do zika e outros que ainda que consumam o sangue de alguém infectado, eliminam o vírus no seu organismo, não transmitindo-o para outros humanos. Lourenço declarou ao jornal que, desde que o zika surgiu, nunca se tinha conseguido encontrar, na Polinésia Francesa, Micronésia ou Nova Caledônia, qualquer mosquito naturalmente infectado por ele.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: