Vírus cobra nudes de usuário como forma de resgate

MalwareHunterTeam/Twitter

Um vírus capaz de bloquear computadores exige um resgate incomum para se recuperar máquina infectada: dez nudes do usuário. O software malicioso, chamado nRansomware, foi descoberto por pesquisadores do MalwareHunterTeam, grupo focado em achar malwares do tipo ransomware, tipo de código malicioso que impede o acesso a dados por meio de criptografia e que exige resgate. Ao executar o vírus, o computador é bloqueado e aparece uma mensagem em um fundo que traz o personagem principal da animação infantil Thomas e Seus Amigos com os dizeres F*ck you (dane-se, em português).

Na mensagem que surge, os hackers pedem para a vítima criar um e-mail no sistema protonmail e fazer o primeiro contato. Após obter uma resposta, o usuário deve enviar dez fotografias com o corpo nu, que passarão por uma avaliação para verificar se as imagens são realmente do dono do computador. “É um bloqueador de tela, então os arquivos não ficam encriptados”, afirmou a equipe do MalwareHunterTeam ao blog de tecnologia Motherboard, sobre o baixo poder do vírus, podendo ser facilmente localizado por antivírus.

Ainda não se sabe quem são os autores do malware e não se tem informações de computadores que foram infectados. Os ransomwares não permitem acesso externo aos computadores, restringindo o acesso. Segundo um relatório da Cisco Systems, gigante empresa do mercado de roteadores e acesso a redes, esse tipo de vírus é considerado o mais rentável da história. O mais famoso dele foi o WannaCry, que atingiu diversos órgãos públicos, como o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido e o Tribunal de Justiça de São Paulo, e grandes empresas, como a fabricante de carros Renault e o serviço de correios norte-americano FedEx.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: