Versão do Atari 2600 é lançando no Brasil com 101 jogos

O mercado da nostalgia anda em alta. Seja agregando valor a um produto (vide Strange Things, a série de TV que decalcou toda a cultura pop dos anos 1980), seja se transformando no produto em si. E quem vêm se beneficiando bastante dessa tendência são os fabricantes de videogames. Em meados de 2016, a Nintendo anunciou uma réplica adoravelmente miniaturizada de seu primeiro console, o NES (Nintendo Entertainment System) de 8-Bits – que nós, brasileiros, chamamos carinhosamente de “Nintendinho”. No fim do mesmo ano, a TecToy do Brasil anunciou uma réplica do Mega Drive (que disputava com o Super Nintendo a preferência entre os consoles de 16-Bits). Agora, a mesma TecToy voltou ainda mais ao passado e trouxe para os brasileiros a réplica do console que consolidou o início da era dos videogames: o Atari 2600.
Assim como as réplicas de outros consoles, o chamado Atari Flashback 7 vem com diversos jogos na memória – 101, mais exatamente. Todos eles são embutidos na memória do aparelho, que não possui entrada para cartuchos originais (diferentemente da réplica do Mega Drive). Mas aí, você pode perguntar: por que o número 7 ali no nome do aparelho? Porque essa é realmente a sétima versão da série Atari Flashback, que é comercializada desde 2004 nos EUA. Inclusive, a versão norte-americana conta com joysticks (o “controle”) sem fio desde sua quarta edição – característica ausente da versão brasileira, provavelmente para diminuir seu preço final (mesma razão da opção pela utilização de conexão RCA em vez de HDMI).
Os consumidores brasileiros também podem sentir falta (assim como os norte-americanos) de jogos que figuravam entre os preferidos dos gamers da época, como Enduro, River Raid, Megamania e Pac-Man. Mas quem ceder ao apelo das lembranças da infância ainda pode se divertir com Space Invaders, Asteroids, Frog Pond e Pong. O aparelho sai por R$ 499 no site da TecToy.