Adesivo “anti-estupro” para roupa íntima é criado

MIT Media Lab/Reprodução

Um adesivo pode ser um novo aliado para combater abusos sexuais. Podendo ser aclopado facilmente em qualquer roupa íntima, o dispositivo foi criado no Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) após uma pesquisa com 338 participantes e testes com 67 voluntários e 20 usuários. “Eu considero o abuso sexual como uma doença de nossa sociedade que precisa ser curada imediatamente”, afirma Manisha Mohan, criadora do dispositivo que recebeu o nome Interpid, ao site de notícias do instituto.

O Interpid usa uma tecnologia bluetooth para se comunicar com o celular do usuário, que deve baixar um aplicativo. Em seu modo ativo, desenvolvido principalmente para os casos em que a vítima tenha dificuldades de reagir, ele detecta se alguém tenta remover alguma peça de roupa. Assim, uma mensagem é enviada ao celular do usuário perguntando se o ato é consensual. Caso não haja resposta dentro de 30 segundos, um alarme no começa a soar por 20 segundos. Se ainda assim nada for feito, uma mensagem com a localização da pessoa é enviada a pessoas de confiança cadastradas. O áudio do ambiente também começa a ser transmitido.

A tecnologia ainda conta com um modo passivo, em que os contatos cadastrados são notificados da mesma maneira, porém basta apenas que a pessoa que perceba o assédio aperte um botão. O adesivo pode ser colocado e retirado facilmente e resiste caso vá acidentalmente para a máquina de lavar.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: