Universidade cria primeira cadeira para estudar o ateísmo

thepapist.org/Reprodução

A Universidade de Miami criou a primeira disciplina dedicada ao estudo do ateísmo no mundo. A instituição recebeu a doação de 2,2 milhões de dólares de um empresário aposentado da Flórida (EUA), Louis Appignani, 83. O ex-presidente da The Barbizon International Modeling School é conhecido por fazer doações para causas humanistas. “Estou tentando eliminar a discriminação contra os ateus. Esse é um passo “, afirmou o empresário ao The New York Times.

A disciplina foi implantada depois de dois anos de discussão. “Nosso departamento de religião não está tomando uma posição de defesa porque não se teve esse comportamento na hora de ensinar o catolicismo ou islamismo. Então, não vamos tomar posição de defesa na hora de ensinar sobre o ateísmo e a ética secular”, informou Thomas LeBlanc, vice-presidente e CEO executivo da Universidade ao The Independent.

Departamentos de religião e professores de estudos religiosos são recursos padrões na maioria das faculdades e universidades, inclusive, muitos cursos foram fundados por ministros e igrejas. Ainda degundo o The New York Times, estudiosos afirmam que o estudo do ateísmo só está começando a emergir e ser aceito como campo acadêmico agora. “Eu acredito que seja um passo muito ousado da Universidade de Miami e eu espero que nasçam outros”, disse o biólogo evolucionário e ateu, Richard Dawkins.