Torneio de Ciências com 7 mil alunos pernambucanos será decidido dia 1 de dezembro

Espaço Ciência/Divulgação

Mais de sete mil alunos da rede pública de ensino de Pernambuco participaram do Torneio Virtual de Ciência. O evento que, em sua segunda edição, é realizado pelo Espaço Ciência e lançou desafios mensais aos estudantes em diversas áreas do conhecimento. Só que a disputa, que começou em abril, chegou ao seu grande momento: o resultado. E será divulgado no dia 1 de dezembro de 2017, às 9h, no auditório do Espaço Ciência.

Para a competição, foram formadas 217 equipes. Elas são compostas por vários estudantes e professores que se engajaram nos projetos, mas somente dois alunos e um professor formalmente representam o grupo. De maneira coletiva, os adolescentes desenvolveram ideias e experimentos nas áreas de Química, Física, Biologia, Robótica, Astronomia e Matemática. Como, por exemplo, ferramentas robóticas que facilitam a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais, experimentos astronômicos para fins pedagógicos, filtros artesanais para aproveitamento de água, procedimentos de coleta seletiva, ideias de utilização da energia solar e até campanhas para coletar pilhas secas nas comunidades.

A avaliação, além da questão técnica, envolve pontos extras por número de compartilhamentos nas redes sociais. Para se ter noção, o Colégio de São José – situada no bairro da Boa Vista, no Recife – é o grande líder em alcance na internet e chegou a ter vídeos com mais de 15 mil compartilhamentos. Com esse efeito, o intuito obteve êxito: ampliar a divulgação e visibilidade de atividades científicas. “Os resultados mostram que o ensino de Ciências com atividades práticas e experimentais têm bastante receptividade entre os jovens, sobretudo quando acompanhado do uso de tecnologias que elas dominam, como internet e redes sociais”, opinou o diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão.

Do total de alunos envolvidos, 43% são da Região Metropolitana, 20% do Agreste, 20% do Sertão e 17% da Zona da Mata. Entre os cinco grupos com maior pontuação e mais chance de chegar à vitória, estão duas escolas do Agreste e da Região Metropolitana, respectivamente e uma do Sertão. Por exemplo, a Escola Municipal Getúlio Vargas, no Agreste, está atualmente na primeira colocação geral, enquanto o vice é o Colégio de São José, no bairro da Boa Vista, no Recife.

Confira um dos experimentos:

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: