Suíços rejeitam bolsa de R$ 9 mil para todos os cidadãos

AFP

De acordo com a GFS, em levantamento realizado para a Swiss TV, bem como a Canton Pesquisas, 78% dos suíços votaram contra o plano de distribuir 2,5 mil francos suíços – o equivalente a R$ 9 mil – a todos os cidadãos do país, independentemente da situação financeira em que se encontrasse. Os dados podem mudar na reta final da votação, mas não devem mudar o resultado. A Suíça foi o primeiro país do mundo a levar à votação um projeto de financiamento, pelo governo, para toda a população, chamado de “Ganho básico”.

O argumento era que, com o aumento da automação e crescimento da economia, haveria cada vez menos empregos, mas não faltaria renda, o que justificaria a divisão entre os habitantes. O governo suíço se opôs à ideia, mas levou à frente o referendo, votado neste domingo, 5 de junho.

O apoio foi verificado em parte da população, que apresentou painéis provocativos em Londres e Nova York, com o mote “O que você faria se sua renda fosse garantida?”. Foi lançado luz sobre o tema e reunidas mais de 100 mil assinaturas pela iniciativa popular. No entanto, entre os políticos do país, o apoio foi praticamente zero, sem nenhum apoiador falando publicamente sobre o assunto, segundo reporta a BBC. As críticas se baseavam na quebra do padrão trabalho feito x dinheiro recebido, o que seria prejudicial para a sociedade suíça, bem como possíveis danos à economia.

 

Segundo Luzi Stamm, da direita suíça, o problema está no fato da Suíça não ser uma ilha isolada domundo. “Se você oferece essa quantidade de dinheiro aos cidadãos, você teria bilhões de pessoas querendo se mudar para a Suíça”, descreveu. O discurso acaba compatível com pesquisa divulgada em maio de 2016, em que 64% dos europeus são favoráveis à renda básica, paga pelos governos, mas temem imigração.

Na Suíça, qualquer iniciativa que receba mais de 100 mil assinaturas num período de 18 meses, provoca uma votação pública, capaz de promover mudanças constitucionais, desde que haja maioria dos votos. Um projeto semelhante de “Ganho básico” deve ser votado em breve na Finlândia, mas, lá, o dinheiro seria direcionado a pessoas de baixa renda – cerca de 8 mil cidadãos. A iniciativa já foi aprovada em projeto-piloto em Utrecht, na Holanda, onde o “Ganho básico” começa a ser distrubuído em janeiro de 2017.

Conheça o projeto

A “Rede mundial do Ganho Básico” prevê projeto semelhante em nível global. A hashtag #ThankYouSwitzerland (Obrigado, Suíça) foi justamente por colocar a lógica do Basic Income em pauta.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: