Ranking revela passaportes mais fortes do mundo. Brasileiro é o 36º

O passaporte brasileiro é apenas o 36° mais forte do mundo, de acordo com ranking realizado pelo site especializado Go Euro. A lista leva em conta dois critérios principais: o número de países em que o cidadão portador do passaporte tem livre acesso e o preço pago pelo documento. Além disso, também é levando em conta o prazo de validade e o número de horas de trabalho necessárias para que um cidadão com salário médio possa pagar pelo passaporte.

A pesquisa foi realizada em 51 países e constatou o passaporte sueco como o mais poderoso do mundo, podendo entrar em 174 países e custando apenas uma hora de trabalho. Outros quatro países – Finlândia, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido – tem entrada livre na mesma quantidade de países, mas tem um custo maior. Já o passaporte brasileiro permite o livre-acesso em 146 países e custa R$ 257,25 (equivalente a 44 horas de trabalho).

Da lista pesquisada, o Afeganistão é o país com o passaporte menos poderoso, com entrada facilitada em apenas 28 países, e a Libéria, é a nação onde é necessária a maior quantidade de horas para poder pagar pelo documento (278 horas). Já a Suíça aparece como o passaporte de valor mais elevado (cerca de R$ 500), enquanto o espanhol seria o mais barato. Entre as curiosidades estão ainda a questão de que o passaporte mais poderoso do mundo é também o menos penoso de ser adquirido – os suecos trabalham apenas uma hora para adquirir o documento que dá acesso a 174 países sem necessidade de vistos.

U

Malásia

A Malásia é o primeiro país do mundo a utilizar o passaporte biométrico

l

Bélgica

O passaporte belga apresenta na capa informações em holandês, francês e alemão

r

Suécia

O passaporte sueco é o mais vendido no mercado negro, por não limitar o número de trocas.

Canadá

No Canadá, o passaporte apresenta marcas visíveis apenas na luz negra. Elas são utilizadas para dificultar fraudes.