Símios possuem habilidade de “prever” ações alheias
Um estudo publicado na revista Science evidencia que os símios possuem uma capacidade cognitiva chamada “teoria da mente”, que os permite atribuir desejos, intenções e conhecimento aos outros. Anteriormente, essa habilidade era atribuída somente aos seres humanos, e é associada a fatores como a enganação, empatia, ensino e possivelmente a linguagem.
“Nós vemos que eles são capazes de prever o comportamento dos outros, o que é uma habilidade sofisticada”, avalia o antropólogo Christopher Krupenye. Essa capacidade era testada em crianças a partir de um experimento em que elas assistiam alguém guardar uma barra de chocolate em uma caixa e depois sair da sala, enquanto outra pessoa entrava e a escondia em outro lugar. Elas eram então questionadas a respeito de onde a primeira pessoa procuraria pela barra e passavam no teste caso respondessem a caixa original – demonstrando sua capacidade de perceber uma crença ilusória em terceiros.
A nova análise sugere que três espécies de macacos – chimpanzés, bonobos e orangotangos – também são capazes de identificar uma “crença falsa” em seus pares. Dessa forma, eles podem enganar, reconhecer motivação nos outros e memorizar quais outros macacos são bons parceiros em atividades colaborativas.