Rapaz faz teste de gravidez por brincadeira e descobre câncer raro

Gerardo Filho / Arquivo Pessoal

Gerardo Filho, 18 anos, é estudante de técnicas de enfermagem no Ceará. O rapaz, que é muito brincalhão, resolveu fazer um teste de gravidez por brincadeira, para depois mostrar aos amigos e família. Porém, quando o resultado deu positivo, ele percebeu que havia algo de errado com sua saúde.  Descobriu que possui um tipo raro de câncer.

O teste foi feito após Gerardo ter procurado médicos para analisar dores nas costas. Ao tossir e expelir sangue, os médicos suspeitaram que o jovem poderia estar com tuberculose. Por ser estudante da área, o próprio rapaz foi fazer o teste para a tuberculose, mas antes resolveu fazer a brincadeira com o teste de gravidez e descobriu que havia algo errado.

Depois de alguns exames, surgiu o diagnóstico e a constatação de que o câncer já havia se espalhado pelo pulmão, peito e crânio. “Tumor de célula germinativa é uma forma de câncer, tem capacidade de gerar tecido placentário, parece com placenta, mas é câncer. O coriocarcinoma é a placenta maligna. Tem como característica a produção do beta-HCG, hormônio placentário, e o teste de gravidez é a dosagem desse hormônio”, explica Carlos Gustavo Hirth, Médico patologista do Hospital Albert Sabin, ao G1.

O coriocarcinoma é um tipo de câncer germinativo e atinge 1% da população masculina. Apesar de grave, apresenta taxas consideradas altas de sobrevida, com 99% de sobrevivência por pelo menos 5 anos, em estágios iniciais, e 74% em estágios avançados
O teste de gravidez dá positivo em mulheres por conta da presença da substância Beta HCG, produzida pela placenta. Nos homens, porém, a substância pode ser encontrada em alguns tipos de câncer de testículo, pela presença de algumas células embrionárias no tumor. Assim como acontece com as mulheres, uma parte da concentração de Beta HCG vai para a urina e o teste de gravidez dá positivo

Após quatro ciclos de quimioterapia ao longo de quatro meses, o câncer foi categorizado como “adormecido”, indicando o melhor estado para se fazer a cirurgia. O procedimento, considerado uma cirurgia de alto risco, pretende retirar lesões dos tumores no pulmão e peito. Após a recuperação, o rapaz ainda passará por radioterapia para eliminar o câncer do crânio. O procedimento, que será realizado na cidade de São Paulo, custa cerca de R$ 140 mil. A família de Gerardo lançou uma campanha na internet #TodosPeloGerardo que pretende arrecadar R$200 mil para custear medicações, exames complementares e eventuais complicações durante a internação hospitalar, além de passagens aéreas.

Quem quiser ajudar, pode fazer uma doação neste link.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: