Que tal um robô dentro de casa? Tema está sendo discutido no Recife

Robôs, em breve, serão uma realidade não só nas indústrias. A presença deles dentro de nossas casas se tornará cada vez mais comum. Essa mudança no perfil robótico será um dos temas abordados na Expo Eng Tech, evento aberto ao público que, a partir desta segunda-feira (9), debate diversas questões direcionadas a tecnologia na Faculdade dos Guararapes.

“Há cerca de 60 anos, os robôs são uma realidade nas indústrias, mas estão entrando na convivência das pessoas”, explica o Engenheiro de Sistemas do C.E.S.A.R., Henrique Foresti, que atua no desenvolvimento de diversos projetos de robótica na América Latina direcionados, entre outros temas, aos robôs domésticos e robótica pedagógica.

De acordo com Foresti, esta fase da robótica ainda é incipiente, e levará tempo até atingir o patamar visto em filmes como “Eu, Robô”, por exemplo. “Os robôs não seguirão uma lógica determinística, com as mesmas reações para as mesmas situações. De acordo com o humor dele, ele poderá atuar de forma diferente, mas isso ainda é um processo incipiente”, explica.

Foresti menciona o Roomba, conhecido como robô aspirador de pó e o Pepper, robô humanoide para afazeres domésticos em geral, como exemplos do uso doméstico dado aos robôs.

Um robô doméstico bicampeão

 

O i-Zak, robô desenvolvido pelo C.E.S.A.R é um exemplo da robótica emotiva. Ele é capaz de perceber as necessidades e emoções das pessoas que interagem com ele, sendo perfeito para o uso doméstico. O i-Zak conquistou a medalha de ouro no início de novembro na Competição Latino Americana e Brasileira de Robótica. Com a vitória, ganhou o direito de disputar a Copa Mundial de Robótica (Robocup), que será disputada em Leipzig, na Alemanha, em 2016. Em 2014, ano em que começou a ser desenvolvido, também foi campeão latino americano na categoria @Home. “Para a concepção do i-Zak não utilizamos apenas engenheiros, foram necessários psicólogos e antropólogos para vivenciar a emoção que ele vai despertar nas pessoas”, conta Foresti.

O processo de inscrição e a programação completa do Expo Eng Tech estão disponíveis aqui.