“Primeiro-marido” rouba a cena em foto com as primeiras-damas
A foto oficial das primeiras-damas na reunião da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em Bruxelas, está ganhando a internet e passando uma mensagem muito forte contra a homofobia. Na foto, onde aparecem as esposas de importantes líderes de todo o mundo, há uma presença especial: Gauthier Destenay, o marido do primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel.
Além de Destenay, na foto podemos ver rostos conhecidos como a primeira-dama americana, Melania Trump; a rainha Matilde, da Bélgica; a mulher do secretário-geral da Otan, Ingrid Schulerud; a primeira-dama da Turquia, a nova primeira-dama francesa, Brigitte Macron; Emine Gulbaran Erdogan, além das primeiras-damas da Bulgária e Islândia.
A união oficial de Bettel e Destenay ocorreu em 2015, após o casamento gay ser reconhecido legalmente no país. Ele se tornou então o primeiro premier de Luxemburgo a se assumir homossexual em 2014. O anúncio veio a tona em uma campanha eleitoral, onde sua sexualidade não era nenhum problema. Além disso, ele é, atualmente, o único chefe de governo assumidamente gay desde que a ex-premier da Islândia Johanna Sigurðardóttir e o ex-premier da Bélgica Elio di Rupo terminaram seus mandatos, repectivamente, em 2013 e 2015.
“Eu tenho apenas uma vida, e eu não quero esconder a minha vida, nem a de meu marido. Mas eu não era “o candidato gay”. As pessoas não votaram em mim por eu ser gay ou heterossexual”, contou Bettel ao Daily Mail.