Petição é feita para ajudar “urso mais triste do mundo”

Animals Asia/Flickr

Mais de 330 mil pessoas assinaram uma petição para o fechamento de um aquário onde o urso polar Pizza é mantido, dentro de um shopping na cidade de Guangzhou, na China. O Grandview Aquarium abriu em janeiro de 2016 e ganhou destaque por um motivo que não queria. Virou o lar do “urso polar mais triste do mundo”, como Pizza passou a ser conhecido por suas expressões e aspecto deprimido por viver trancado dentro do local, tendo como única fonte de luz constante os flashes das câmeras dos visitantes.

De acordo com o site de curiosidades científicas IFLS, para insatisfação das pessoas que assinaram a petição, o Grandview Aquarium não pretende libertar os animais. O local já realizou um “programa de enriquecimento” que, entre outras coisas, dá aos ursos pilhas de neve para que eles se sintam mais confortáveis no local, porém, sem sucesso. Pizza segue com aparência extremamente triste, algo que não parece ser enxergado por executivos do local. “O urso polar está muito feliz no aquário”, disse Li Chengtang, gerente do Grandview, em entrevista ao jornal local Guangzhou Daily.
Animals Asia/Flickr

Para a ONG de proteção aos animais Animals Asia, a insistência da empresa em manter os animais é uma mistura de falta de conhecimento, já que as instalações não são adequadas para as espécies, e pressões comerciais, pois a empresa coloca em primeiro lugar a quantidade de dinheiro que pode arrecadar. “É improvável que o Grandview vá fechar em um futuro próximo”, disse a ONG em comunicado. Além do urso polar, o local conta com lobos do ártico, morsas e outros animais, que também aparentam tristeza com a situação em que estão confinados.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: