Pesquisa mostra quanto custaria uma feira nos moldes britânicos em vários países do mundo
Caso fossem comprar semanalmente a feira de uma família inglesa, as famílias brasileiras gastariam, 24,9% dos seus ganhos mensais apenas com a compra de alimentos. Os dados são de uma pesquisa realizada pelo site MoveHub, com dados do Banco Mundial, publicada pelo jornal britânico The Independent. O país ocuparia a 47° posição entre os países pesquisados. Na América do Sul, o Brasil fica com o percentual menor apenas que Peru e Equador.
O percentual parece bastante razoável se comparado com alguns países africanos. Uganda, por exemplo, ocupa o posto de maior gasto percentual com 275% da média de ganhos mensais para adquirir alimentação semelhante a uma família inglesa de quatro pessoas. Ou seja, seria necessário gastar quase três vezes mais que o salário médio do país para obter uma alimentação semelhante. Em seguida, aparece a Etiópia com o gasto de 257% e o Quênia, com o gasto com alimentos em 215%.
Já os países onde se gasta menos são o Catar, onde a feira do custa apenas 2,62% dos ganhos de uma família, seguido por Macao (3,66%) e o Kuwait (4,38%). Além desses países, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Arábia Saudita estão entre os países onde as famílias gastam entre 0 e 10% dos ganhos com a feira.