Pausa antes de faculdade leva a carreiras mais felizes
Um estudo feito pela American Gap Association avaliou os resultados de um ano sabático para estudantes entre o fim da escola e o início da universidade. De acordo com a pesquisa, os alunos que tiraram esse tempo de descanso têm mais facilidade em trabalhar em grupo, além de apresentarem motivações menos egoístas para seu trabalho. Eles também se graduaram mais rápido, obtiveram notas mais altas e apresentaram um nível maior de satisfação com o emprego.
A pesquisa foi feita entre 2014 e 2015 e utilizou aplicou um questionário online a um total de 863 norte-americanos, entre 18 e 60 anos, com perfil aprovado para participar – para isso, era necessário ter tirado um ano sabático, ter mais de 18 anos e ser residente dos Estados Unidos ou do Canadá. Apesar disso, apenas 505 responderam até o final. Entre os respondentes, 84% declarou-se caucasiano. A renda anual familiar também foi consultada, embora a maioria (26%) afirmasse não ter certeza, 18% afirmou ser mais de 200 mil dólares (cerca de R$ 668 mil).
Questionados sobre suas motivações para tirar um ano sabático, o ganho de experiências e o crescimento pessoal foram os mais apontados, com 92% de votos. “Os benefícios de tirar um ano sabático são diversos e se misturam em múltiplas áreas. Nós tentamos abordar diretamente o assunto e transformar os benefícios em estatísticas”, diz o site da instituição. Entre os participantes que decidiram viajar, os Estados Unidos foi o destino mais popular, com 14% dos votos. O Brasil, com 2%, empatou com o México. O Equador e Israel dividem o segundo lugar, ambos com 11%, à frente da Índia, com 8%. Além disso, 77% tiraram o ano sabático entre o ensino médio e a faculdade. Outros 16% o fizeram durante a graduação, 5% após e 2% não foram para a universidade.
Motivação
- Ganho de experiências e crescimento pessoal 92%
- Viagens e experiências em outras culturas 85%
- Descanso da vida acadêmica 82%
- Explorar opções de estudo 51%
- Fazer trabalho voluntário 48%
- Explorar opções de carreira 44%
- Aprender outra língua 41%
- Incentivo dos pais 31%
- Adquirir experiências de trabalho 28%
- Outros motivos 11%
Etnia dos participantes
- Caucasiano 84%
- Mais de uma etnia 5%
- Hispânico/Latino 4%
- Asiático 3%
- Outro 2%
- Negro 1%