Papa Francisco irá estrear conta no Instagram

Foto: Ismael Francisco

Depois de popularizar a sua conta no twitter com mais de 20 milhões de seguidores, em suas 9 contas, o Papa Francisco irá estrear, no dia 19 de março de 2016, uma conta no Instagram com o nome @Franciscus. A data escolhida para começar a utilizar o perfil está relacionada ao dia do terceiro aniversário de sua posse. Essa medida acaba aproximando ainda mais o Papa dos fiéis e, principalmente, dos jovens. O pontífice é conhecido pela linguagem simples utilizadas e pelas atitudes humildes.

Ao todo, ele possui nove contas no Twitter, incluindo em português, inglês (com 9 milhões de seguidores) e em espanhol (11 milhões), ambas criadas em fevereiro de 2012, pelo então Papa Bento XVI. Depois de assumir as contas, o número de seguidores aumentou, não é a toa que definiram o Papa Francisco como pop.

Segundo o The Gardian, o Papa conheceu Kevin Systrom, CEO e co-fundador do Instagram, em fevereiro de 2016, e eles teriam conversado sobre o poder da imagem para unir pessoas com diferentes culturas e línguas. O Instagram será um novo desafio para o Vaticano, já que a conta no Twitter do pontífice até hoje só publicou duas fotos. Entretanto, ele tem acesso exclusivo aos tesouros artísticos dos museus do Vaticano, além de fazer viagens a diferentes lugares. Esses fatores podem gerar conteúdo para o novo perfil na rede social.