Novo óculos promete fazer enxergar cores invisíveis

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, está prestes a desenvolver um óculos que dá ao seu usuário a possibilidade de enxergar cores que normalmente não são visíveis ao olho humano.
Existem pessoas portadoras de uma rara condição que possuem essa capacidade. Em vez dos usuais três cones oculares (as células que percebem as cores, vermelho, verde e azul), os portadores do chamado tetrocromatismo possuem quatro cones, sendo capazes de enxergar a luz ultravioleta. O acessório seria capaz de emular essa condição.

Até agora, os pesquisadores conseguiram desenvolver um filtro capaz de distinguir os vários espectros da luz azul, permitindo que cada olho do usuários dos óculos visse uma tonalidade diferente ao olhar para objetos azuis que, a olho nu, pareciam idênticos. A equipe agora trabalha para alcançar os mesmos resultados com filtros verdes e vermelhos.
Ao site New Scientist, o pesquisador Mikhail Kats afirmou que o dispositivo poderia ser usado para identificar notas falsificadas, distinguir objetos ou indivíduos camuflados e até enxergar diferenças nas superfície de vegetais. O estudo ainda não foi publicado, mas já foi submetido à avaliação.