Nasa paga R$ 70 mil para pessoa ficar na cama por 70 dias

Nasa/Reprodução

Mil reais por dia para fumar maconha e servir de cobaia em um experimento da NASA.  A inusitada oferta de emprego é real. A Agência Espacial Norte Americana está procurando interessados em terem essa experiência por 70 dias seguidos. Além de fumar maconha, O “trabalho” consiste em realizar atividades corriqueiras como: ler livros, jogar videogame, conversar por skype, assistir TV e dormir. As informações são do site Health Cure Center.

A Nasa aponta que, apesar de incomum, a ação tem como objetivo de aprimorar a experiência dos astronautas no espaço. Durante o “expediente”, o funcionário vai realizar diversos exames que servirão de subsídio para os resultados do experimento. A pessoa é mantida num ângulo de seis graus, que a permite usar o banheiro ou tomar banho, por exemplo. A ideia é verificar como os músculos do corpo reagem a uma situação diferente – em relação ao campo gravitacional – bem como o processo de atrofia pelo qual eles devem passar com o tempo, de forma a melhor compreender os limites do corpo. O pagamento é realizado semanalmente, com um total de 1.200 dólares por semana ao longo de 15 semanas. 

Atualização: Houve um problema de interpretação na disseminação dessa notícia, que acabou enganando nossa equipe também. O estudo Bed Rest, da Nasa, de fato, existe e paga essa quantia a voluntários, desde 2013, mas ele nem abriu inscrições para a edição do estudo em 2016, nem envolve o fumo de maconha entre as “atribuições”. A confusão ocorreu porque o voluntário é estimulado a descansar da maneira que preferir, na cama, inclusive lendo ou jogando em smartphones – e alguns associaram o relaxamento ao uso da maconha. Os interessados, inclusive, têm que ter uma ótima condição de saúde – física e mental – e passar por inúmeros testes. Os primeiros estudos do gênero foram conduzidos em 2008, com integrantes da própria agência. Quando a seleção voltar a abrir, avisamos por aqui – desta vez, com mais certeza, mas a questão da cannabis terá que ser discutida com eles, ok? Aos leitores, nossas desculpas.