Mulher afirma lembrar de toda a sua vida desde os 12 dias de idade

Facebook/Reprodução

O consenso entre os especialistas é que a maioria de nós não tem lembranças anteriores aos nossos quatro anos de idade. Mas é claro que existem exceções – pessoas com memórias mais desenvolvidas, que conseguem lembrar até de maiores detalhes de sua primeira infância. Porém, poucas são como Rebecca Sharrock – mais especificamente, apenas entre 60 ou 80 pessoas no mundo inteiro. Diagnosticada como autista e portadora de Memória Autobiográfica Altamente Superior (HSAM, na sigla em inglês), suas primeiras memórias datam de seus primeiros 12 dias de vida.

Em um post na plataforma Omni Media, ela recentemente descreveu essa primeira lembrança: os pais a colocando no banco do motorista do carro da família para que pudessem tirar uma foto. “Enquanto recém-nascida, fiquei curiosa sobre o que eram a capa do banco e o volante acima de mim – apesar de, naquela idade, ainda não ter desenvolvido a habilidade de desejar me levantar para explorar o que poderiam ser aqueles objetos tão curiosos”, conta Rebecca.

Mas não é só isso. Rebecca consegue se lembrar não apenas de seus dias – e reviver nitidamente todas as emoções das situações pelas quais já passou – mas também memoriza todas as informações que absorve. Ela já foi entrevistada de alguns programas de TV, por exemplo, por saber (literalmente) de cor e salteado todos os sete livros da saga Harry Potter – palavra por palavra. Agora, ela está no processo de finalização onde conta suas experiências, chamado My life is a puzzle (“minha vida é um quebra-cabeças”, em tradução livre.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: