Moradores de rua serão multados por pedir de dinheiro, na Inglaterra

Reprodução/ The Independent

Um conselho composto por proprietários de casas em ruas de classe alta na Inglaterra querem cobrar £ 50, aproximadamente R$ 210, a moradores de rua que incomodarem os transeuntes pedindo dinheiro. O Worthing Council está utilizando como base uma legislação controversa introduzida em 2014, Public Space Protection Order (PSPO), a Proteção do Espaço de Ordem Pública. “Eu não me importo se eles estão desabrigadas ou se tem um milhão de libras escondidos no Panamá “, disse o líder do conselho Daniel Humphreys sobre os moradores de rua.

O comitê dos proprietários recomendou a aprovação do (PSPO) que permite criminalizar ações normalmente legais dentro de uma determinada área. O conselho conservador também está preparando um material para ser apresentado no dia 19 de abril que é contra acampar em locais públicos. O movimento foi repugnado por ativistas locais.

Uma petição, assinada por 5 mil pessoas, contra a iniciativa foi iniciada por Assembleia Popular. Segundo o The Independent o porta-voz da Assembleia afirmou: “O PSPOs não vai ajudar as pessoas desabrigadas. Dar a eles um registro criminal só torna mais difícil encontrar empregos e alojamentos para arrendamento”.

Um plano parecido ao PSPO surgiu em junho de 2015, mas foi derrubado depois de um clamor popular. A estrela pop Ellie Goulding aderiu a campanha na época afirmando: “Alguns conselhos na Inglaterra decidiram tratar as pessoas sem-teto como se fossem criminosos.” Entretanto, John Mitchell, diretor dos Conselhos Adur & Worthing, afirma: “Independentemente de sua situação doméstica, implorar é uma atividade criminal”.