Menina declara ser lésbica em testemunho em igreja e desligam seu microfone
Savannah, de 12 anos de idade, resolveu se assumir lésbica para a igreja Mórmon que frequentava, mas não conseguiu terminar o discurso que havia planejado. Ela contou aos membros da igreja que era lésbica e que “nenhuma parte de mim é um erro”, mas o microfone foi desligado antes que ela pudesse concluir a fala.
“Eu não escolhi ser desse jeito e não é um capricho”, Savannah declarou ao se aproximar do fim do testemunho. Ela deu um tapinha no microfone e olhou para o líder da igreja para entender o que havia acontecido, mas ele apenas disse para ela ir se sentar. “Acho que eles fizeram isso porque eles não queriam minha mensagem. Não quero ser malvada com eles, caso não seja verdade, mas eu senti como se eles estivessem com medo de mim e do que eu estava dizendo”, explicou Savannah ao portal de notícias norte-americano New York Times.
A igreja Mórmon considera um pecado se duas pessoas do mesmo sexo casarem ou “violarem a lei da castidade”, mas nos últimos meses houve uma mudança na linguagem da igreja a respeito da permissibilidade de o que chamam de “atração pelo mesmo sexo”. Em outubro de 2016, o site oficial da igreja adicionou uma nova seção dedicada a pessoas gays e bissexuais e suas famílias. “Se identificar como gay, lésbica, bissexual ou sentir atração pelo mesmo sexo não é pecado e não proíbe de participar da igreja ou frequentar o templo”. Porém, a política da religião não mudou, então as declarações de Savannah vão de encontro a doutrina Mórmon.
Algumas pessoas questionaram se Savannah não seria muito nova para entender as implicações das declarações, mas a mãe da menina, Heather Kester, espera que uma mudança positiva ocorra na igreja graças ao que a filha fez. “Eu sonhava em ir ao templo me casar, mas fiquei muito triste quando descobri que isso nunca aconteceria para mim. Hoje eu escolhi encontrar felicidade fora dos meus sonhos antigos de quando eu era pequena. Eu tenho novos sonhos e sei que meus pais terrenos e meus pais celestiais me amam e me aceitam do jeito que eu sou. Amém”, dizia o final do discurso de Savannah.
O vídeo abaixo, da CNN, possui áudio e legendas em inglês: