Mascote de escola, cão ajuda aluno com déficit de atenção
Participar dos exercícios de educação física na quadra de esportes e brincar no recreio são atividades comuns, mas no colégio Estadual Professor Daniel Rocha, em Curitiba, a programação é diferenciada por causa de um integrante. Danielzinho é um vira-lata idoso que adotou a escola como lar e por isso foi batizado com o nome do colégio.
O cachorro é melhor amigo de Pedro, de 11 anos, que tem transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDHA). O garoto tinha dificuldades de adaptação na escola e, segundo a pedagoga Rosa Maria de Lima, a amizade dele com o cãozinho favoreceu o seu desempenho. Para a diretora, a presença do vira-lata é saudável para as outras crianças e adolescentes. “É um foco positivo, traz noções de respeito e de participação social”, disse ao portal de notícias do G1.
O colégio tem cerca de 800 alunos matriculados nos três turnos, entre eles estudantes com autismo e deficiência intelectual que, assim como Pedro, curtem a companhia de Danielzinho.
Danielzinho tem acesso livre dentro da escola e acompanha sempre os alunos, que garantem que a aula preferida dele é a de matemática. Os cuidados são divididos entre alunos, pais, professores e comunidades. Danielzinho ganha banhos em um pet shop e a ração é toda doada.