Homem cria jardim para tirar esposa que perdeu visão de casa

Yoshiyuki Matsumoto

Grandes histórias de amor não existem somente em filmes e livros. O roteiro emocionante de um casal de Shintomi – localizada na província de Miyazaki, no Japão – é um exemplo disso. Enquanto se dedicavam bastante ao trabalho, eles sonhavam com uma viagem ao redor do país quando se aposentassem. Mas os planos tiveram que ser adiados quando a mulher perdeu a visão e acabou entrando em depressão. Para tentar reverter a situação, o marido dela resolveu fazer uma surpresa e lhe construiu um jardim. Desde então, o local atrai cerca de 7 mil pessoas por ano, sendo a maioria de cidades próximas, que vão em busca de um encontro com o casal. Já dizia Antoine de Saint-Exupéry, no seu famoso livro O Pequeno Príncipe: “Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos”.

Toshiyuki e Yasuko Kuroki casaram em 1956 e tiveram dois filhos. Todo dia o casal levantava cedo para cuidar de uma manada de 60 vacas – dando comida a elas, ordenhando e preparando a comida do dia seguinte – de onde tirava o seu sustento, por meio da venda de leite. No futuro, planejavam se aposentar e viajar pelo Japão. Até que após 30 anos de casados, Sra Kuroki, com 52 anos, teve uma complicação nos olhos devido ao diabetes e acabou perdendo a visão. A perda de um dos sentidos, fez com que ela se trancasse em casa.

Ao ver a esposa sofrendo,  Toshiyuki resolveu fazer algo que a tirasse do lar e ao mesmo tempo a fizesse sorrir novamente. Ele descobriu uma forma de agradar a esposa após perceber a beleza de uma flor no seu jardim, ela também poderia se encantar, através do olfato, caso ele plantasse mais flores e ao mesmo tempo, um jardim poderia atrair visitas, fazendo com que ela sentisse prazer em sair de casa.

Yoshiyuki Matsumoto

A partir daí, Toshiyuki ficou dois anos se dedicando a construção do jardim de flor Shibazakura, que acabou tomando conta dos arredores da casa deles. O esforço valeu tanto a pena porque não só Yasuko voltou a sorrir como até hoje o jardim, que hoje tem 2 mil metros quadrados, atrai diversos turistas nos meses de março e abril.