Maior navio já construído naufragou, foi restaurado e voltou ao mar

Vesel Tracking / Reprodução

O navio japonês Seawise Giant, construído em 1979, foi a maior embarcação já construída, com 457,2 metros de comprimento – quase o dobro do Titanic. Assim como o gigante dos mares, conhecido mundialmente por sua trágica história de naufrágio, o Seawise Giant naufragou, mas foi retirado do fundo do mar, restaurado e voltou a navegar.

Em 1988, durante a guerra do Iraque, o navio foi bombardeado e acabou naufragando. Apesar dos donos do navio terem declarado aquele momento como a morte do Seawise Giant, não foi bem o seu final. Após o final da guerra, em 1989, o conglomerado norueguês resolveu retirar a embarcação do fundo do mar, após um ano, quando sua estrutura já começava a se decompor. Ao ser transportado para Singapura, o navio passou por uma restauração nada barata e foi renomeado como Happy Giant.

Segundo o jornal britânico Daily Mail, o magnata norueguês, Jorgen Jahre, comprou o navio remendado por US $ 39 milhões (aproximadamente R$ 129 milhões), e o renomeou como Jahre Viking, voltando a navega em outubro de 1991. Ao total, o navio passou por seis restaurações e seis diferentes donos, assim como seis nomes distintos.

Em 2004, o navio foi comprado pelos petroleiros First Olsen, da Noruega, renomeado como Knock Nevis, convertido em uma unidade de armazenamento estacionária para navios petroleiros e ancorado no campo de petróleo Qatar Al Shaheen, no Golfo Pérsico. Lá, a embarcação ficou pelo resto de seus dias antes de finalmente ser vendida como sucata em 2010. Apenas a âncora, de 36 toneladas, foi salva e fica exposta no Museu Marítimo de Hong Kong.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: