Homem foi impedido de viajar com cinzas do marido em aeroporto

Marco Bulmer-Rizzi/Facebook/Reprodução

Um homem foi impedido de embarcar com as cinzas do marido e teve que deixá-las para trás após ser barrado em um aeroporto de Hong Kong. Funcionários do local, disseram a Marco Bulmer-Rizzi que não poderiam considerá-lo um parente próximo, já que a Austrália não reconhece o casamento gay. Marco já havia sofrido anteriormente porque o seu companheiro, David Bulmer-Rizzi, morreu após sofrer um acidente na lua de mel e a organização do funeral não permitir que ele fosse responsável pelas burocracias. O episódio no aeroporto aconteceu no dia 22 de janeiro de 2016, mas o rapaz só comentou o assunto publicamente no dia 7 de abril de 2016.

Marco Bulmer-Rizzi, 38, desejava voltar para a Grã-Bretanha junto com uma caixa, em que continham as cinzas do marido quando foi barrado por seguranças do aeroporto. Ele contou ao Buzzfeed que uma funcionária quis abrir a caixa, mas ele se recusou alegando ser os restos de David. “Eu disse: são restos humanos, é meu marido. Meu marido morreu enquanto estávamos na Austrália…”, mas segundo ele, a mulher apenas respondeu que precisava retirar a caixa.

No momento, Bulmer-Rizzi disse que tentou impedir que levassem a caixa e solicitou que chamassem um supervisor. Só assim, ele foi liberado para retornar a Grã-Bretanha com as cinzas. “Eu senti como se estivesse perdendo-o novamente. Tudo o que eu queria era ser capaz de viajar com as cinzas de David comigo para que ele não viajasse de volta sozinho”, comentou.

Marco disse que solicitou às autoridades do Reino Unido que lhe fornecessem um documento provando o casamento para que ele viajasse sem problemas, mas não lhe deram. O caso repercutiu bastante, fazendo com que tanto o Ministério de Relações Exteriores do Reino Unido se manifestasse prometendo mudanças na lei. E o governo da Austrália informou que o processo para o reconhecimento da certidão de óbito seria facilitado.