Garotas criam abrigo dobrável para moradores de rua

DIY Girls/Divulgação

Um grupo de meninas de 12 anos, nos Estados Unidos, desenvolveu uma incrível solução para ajudar moradores de rua: um abrigo portátil. Em forma de tenda dobrável, ele pode ser guardado como uma mochila e tem funcionalidades alimentadas por energia solar.

Elas foram um dos 15 grupos de todo o país a receber um incentivo de US$ 10 mil (aproximadamente R$ 32 mil), concedido pelo  MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts, um dos mais prestigiados do mundo. O prêmio Lemelson-MIT (que leva o nome de um dos mais prolíficos inventores dos EUA) é concedido a jovens inventores para que busquem soluções para problemas do mundo real.

As garotas, moradoras da cidade de Los Angeles, participaram da disputa como parte de uma organização sem fins lucrativos chamada DIY Girls. A instituição tem como objetivo estimular meninas oriundas de famílias de baixa renda a enveredar pelos campos da tecnologia e da engenharia.

O projeto foi supervisionado pela diretora-executiva da DIY Girls, Evelyn Gomez. Porém, ela contou ao Bored Panda que sua ajuda foi mínima e que a maior parte do trabalho, da concepção à realização e à finalização, foi feito pelas meninas. Através de pesquisas na internet, ao longo de um ano, elas criaram a tenda com técnicas de costura, programação e impressão 3D.

Mashable

O grupo decidiu abordar a questão devido ao crescente número de moradores de rua em Los Angeles. Em artigo sobre o projeto, o Mashable destacou que esse número cresceu 36% no último ano, de acordo com a Agência de Serviços aos Moradores de Rua de Los Angeles. Os protótipos foram pensados nos problemas enfrentados pelas pessoas nessa situação, como resistência a água, a rasgos e cortes – e também nos pedestres, produzindo uma tenda que não bloqueie as calçadas.

O grupo de jovens inovadoras apresentou sua invenção no EurekaFest, evento também realizado pelo MIT. Como o incentivo concedido só poderia ser utilizado na criação da invenção e suas famílias não tinham condições de bancar a viagem, os fundos necessários para levar as garotas até a Massachusetts foram arrecadados em uma campanha de financiamento coletivo.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: