Empresas poderão liberar funcionários para assistir à Eurocopa

@JessBowden/Twitter

Funcionários de empresas europeias podem ser “agraciados” com jornadas de trabalho flexíveis e até mesmo horários livres para assistir aos jogos da Eurocopa 2016, que começa em 16 de junho. O campeonato, que assim como a Copa do Mundo acontece de quatro em quatro anos, terá algumas partidas de dia, o que poderia interferir no rendimento dos trabalhadores.

A ideia surgiu do Acas, órgão que dá conselhos trabalhistas a empresas do Reino Unido. O serviço de conciliação lançou um guia com dicas sobre como se preparar para potenciais problemas durante o campeonato. Nele, o Acas afirma que fazer acordos sobre o horário pode ser melhor do que cobrir horas vagas por supostas doenças ou “perder” o funcionário para sites e transmissões televisivas durante a hora de trabalho.

“Nosso guia pode ajudar os gerentes de empresas a tirar o melhor de seus jogadores, arrumar substituições apropriadas se for necessário e evitar penalidades desnecessárias ou expulsões não planejadas”, explica um trecho do guia publicado pelo portal Daily Mail. Ter horários mais flexíveis com funcionários pegando o expediente mais tarde ou terminando o expediente mais cedo são algumas das ideias dadas pelo guia. Os empregadores poderiam, também, permitir que os funcionários tirassem intervalos durante as partidas.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: