Dia do fotógrafo, no Diario, é todo dia – nossa equipe e homenagem

por

Vídeo: Brenda Alcântara | Edição de vídeo: Rafael Marinho

 

Dizem que uma fotografia vale mais que mil palavras. É clichê. E é, também, uma meia-verdade. Uma foto pode não equivaler a um texto na hora de tornar concreto algo que os olhos não concebem ao mesmo tempo em que um único clique pode dizer, em algumas polegadas, tudo que precisaria-se de um livro inteiro para transmitir.

O dia da fotografia é também o do fotógrafo – e não há imagem bela o bastante para fazer-se diante de um ser que não tenha o talento para, com ela, materializar o que quer que seja. Fotografia é arte e ofício, beleza e denúncia, momento e espera. Tantas certezas quanto acasos.

Durante séculos, os pintores eram reconhecidos até mesmo após suas mortes. Retratavam o mundo por suas crenças e estéticas e eram descobertos gênios quando não havia mais chance de assimilar-se como tal. Os fotógrafos modernos pintam não com suas máquinas, mas com os olhos e se fazem reconhecer na insustentável cegueira do cotidiano, obrigando-nos a engolir a realidade em cores. É a capacidade sem igual de encontrar a beleza plástica onde nossos meros olhos humanos apenas enxerga dor – e torná-la indescritível.

Dizem que uma fotografia vale mil palavras… às vezes, ela exige que as palavras se “ressignifiquem”…

Feliz dia do fotógrafo!