Dezembro terá única superlua de 2017. Saiba como observar na RMR

A primeira – e única – superlua (cheia) do ano de 2017 será a mais brilhante dos últimos tempos. O fenômeno poderá ser visto a olho nu, durante cerca de 12 horas, de diversas partes de Pernambuco, durante a noite de 3 de dezembro.

Também conhecida como “lua fria”, por conta das baixas temperaturas do mês de dezembro em certos locais do globo, o astro aparecerá no céu, oficialmente, às 18h (horário local do Recife), do dia três de dezembro. A órbita lunar fará a maior aproximação ao planeta e chegará a cerca de 357 mil quilômetros da Terra, por volta das 23h50. O fenômeno é o único que acontece em 2017, desde a última superlua, em 14 de dezembro de 2016, que contou com chuva de meteoros e a visualização do planeta Júpiter.

Para os que pretendem observar o fenômeno, a superlua parecerá cerca de 6% maior. “Para quem observa por curiosidade, toda a noite do dia três será ótima para observação. A lua cheia atinge o perigeu por volta das 23h50, porém essa diferença de distanciamento é perceptível apenas para pesquisadores. Teremos quase 12 horas de superlua, é só esperar que o céu esteja limpo e não haja chuva”, explica o professor de astronomia da UFRPE, Antônio Miranda.

Lembrando a superlua de novembro de 2016, considerada a maior desde 1948, este ano a lua aparecerá cerca de 12% mais brilhante que o normal, passando a ser considerada a mais brilhante dos últimos tempos.

Saiba aonde observar no Recife:

Apesar de ser vista a olho nu, a quantidade de nuvens, até com risco de chuva e a poluição luminosa da cidade, atrapalham na hora de observar o fenômeno. O Observatório Astronômico do Alto da Sé, em Olinda, vai funcionar em horário especial para atender o público, que poderá observar a lua com telescópios e também irão contar com a participação do coordenador e membros do projeto extensionista “Desvendando o Céu Austral” da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O grupo também fará atividades e projeções de videos temáticos sobre astronomia na área externa do observatório, que funcionará das 16 às 21h.

Observatório Astronômico do Alto da Sé
Local: Rua Bpo. Coutinho – Carmo, Olinda
Data: 03/12/2017 – Domingo
Horário: das 16h às 21h

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais:

Zoom

Zoom in Regular Zoom out

Facebook

Comentário(s)

Comentário(s)