CuriosaMente é finalista em prêmio nacional de jornalismo

Paulo Paiva / DP

Projeto da editoria de dados do Diario de Pernambuco, o CuriosaMente foi indicado ao Prêmio Abear de Jornalismo, competição nacional realizada pela Associação Brasileira das Companhias Aéreas. O trabalho “Biocombustíveis, uma ideia que ainda não ‘decolou’“, de autoria do repórter Ed Wanderley, foi indicado à categoria Inovação e Sustentabilidade, concorrendo com outras quatro produções de rádio e televisão de São Paulo.

A reportagem, publicada em 7 de agosto de 2017 na internet e edição impressa do Diario de Pernambuco, mostra os desafios da utilização de energia renovável no estado, que tem histórico de fartura na produção da cana-de açúcar e uma série de promessas para operação de voos movidos a biocombustíveis – cujo desenvolvimento se volta ao Sertão nordestino, que possui fontes vegetais diversas, ainda em estudo, que permitiriam a democratização da produção do insumo.

Além disso, uma linha do tempo conta o histórico e projetos de combustíveis mais limpos na aviação, desde os primeiros voos movidos por querosene de origem vegetal no exterior, até a discussão mais recente sobre o assunto em Pernambuco, que propõe transformar a Refinaria Abreu e Lima em biorrefinaria, tornando Pernambuco grande ponto de distribuição de biocombustível no país. O resultado do prêmio será divulgado no dia 18 de outubro.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: