Cientistas encontram verdadeira causa do Mal de Alzheimer

Sony Pictures/Divulgação

Pesquisadores italianos afirmaram que descobriram a verdadeira origem do Alzheimer. Até então se acreditava que a doença surgia na parte do cérebro associada à memória, mas, na realidade, ela vem da morte de neurônios na região vinculada às mudanças de humor, de acordo com a nova pesquisa. O estudo, coordenado pelo professor associado de Fisiologia Humana e Neurofisiologia da Universidade Campus Bio-Médico de Roma, Marcello D’Amelio, revoluciona a maneira de entender e tratar a patologia.

O Mal de Alzheimer era considerado uma doença que surgia devido à degeneração das células da qual dependem os mecanismos da memória, o hipocampo. Esse novo estudo aponta que a doença surge na área tegmental ventral, onde é produzida a dopamina, neurotransmissor vinculado às mudanças de humor.

Como em um efeito dominó, a morte desses neurônios desacelera a chegada da dopamina no hipocampo, causando uma falha que gera perda das lembranças, principal sintoma da doença. Essa hipótese foi confirmada em laboratório, onde terapias destinadas a restaurar níveis de dopamina foram testadas em animais. Durante os testes, foi observado que tanto as memórias quando a motivação de viver, cuja a ausência causa depressão, foram recuperadas.

“A área tegmental ventral relança a dopamina também na área que controla a gratificação. Na qual, com a degeneração dos neurônios dopaminérgicos, também aumenta o risco de perda de iniciativa”, explicou D’Amelio, segundo o portal de notícias brasiliense Metropoles. Isso explica porque o Alzheimer é acompanhado, muitas vezes, pelo desânimo e pela depressão.

Porém, os pesquisadores ressaltaram que as mudanças de humor associados ao Alzheimer não são uma consequência do surgimento da patologia, mas serve como um alarme para seus sinais.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: