Sofrendo com invasão, ilha oferece recompensa para “caçadores” de ratos

Newswatch/Facebook

Os moradores da ilha de Haingy, em Myanmar, estão sofrendo com uma invasão de ratos. São milhares, que apresentam ameaças à população local. Sem ter como conter a praga, autoridades estão oferecendo uma recompensa de 50 kyats, o equivalente a R$ 0,12, por cada roedor morto.

Pelas redes sociais, moradores publicaram imagens de pilhas de ratos mortos, que são caçados com paus, pedras e estilingues. A invasão dos roedores está sendo interpretada por alguns conspiradores como sinal precursor de uma catástrofe natural. “Mais de 4 mil ratos morreram desde o início do ataque às aldeias”, declarou o deputado Phyo Zaw Shwe. “Tradicionalmente, acredita-se que estes animais são um presságio de intempéries, por isso as pessoas temem possíveis inundações ou terremotos”.

De acordo com a BBC, vários estudos de cientistas japoneses demonstraram que os ratos e as ratazanas são sensíveis às ondas eletromagnéticas como as que costumam ser observadas antes de terremotos de grande magnitude. Nos últimos dias, não foi registrada nenhuma atividade sísmica significativa no local.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: