Cada bebida causa uma sensação diferente nas pessoas – e a ciência explica

Creative Commons/Max Pixel

Agora é oficial. O estudo de uma organização independente de Londres, baseado nos resultados do Global Drug Survey 2016, constatou que cada tipo de bebida alcoólica provoca uma reação diferente. Para além das experiências empíricas, é uma realidade geral que, por exemplo, destilados deixam as pessoas “descoladas”, entre outros. Para chegar nos resultados, os pesquisadores estudaram 29 mil pessoas com idade entre 18 e 34 anos. O questionário foi distribuído através da mídia impressa de 21 países e 11 idiomas diferentes.

Creative Commons/Max Pixel
Vinho

Aqueles que não abrem mão de uma taça de vinho, certamente, vão concordar com essa constatação. É que, do total de entrevistados, 53% relataram que vinho tinto faz com que se sintam relaxados. E o motivo é simples: o vinho contém altos níveis de melatonina, o hormônio que informa ao cérebro que já é hora de ir para a cama. Outra sensação registrada é que 28% e 25% das pessoas que ingerem, respectivamente, vinho tinto e branco se sentem confiantes e sexy.

A grande diferença entre o vinho tinto e branco é que 15% dos apreciadores do vinho branco se sentem energizados, enquanto apenas 7% que curtem vinho tinto sentem o mesmo. Em relação às consequências negativas do álcool, 3% dos bebedores de vinho relataram se sentirem agressivos e mais de 17% afirmaram ter vontade de chorar. Os consumidores do vinho branco, no último caso, registraram 10%.

Creative Commons/Max Pixel
Cerveja

A queridinha dos brasileiros, além de refrescante, gera outras sensações. Entre elas, está a de relaxamento: 50% dos voluntários entrevistados afirmaram se sentirem descansados. No entanto, os carboidratos presentes na bebida também causam sono. Em relação às sensações que fazem a pessoa se sentir mais sexy, apenas 19% informaram tal efeito. Essa porcentagem dá o último lugar à cerveja no ranking de sensualidade.

Entretanto, 45% afirmaram se sentir mais confiantes e 25% mais energizados. Dentre os efeitos negativos, 10% afirmaram sentir vontade de chorar e apenas 7% dos bebedores de cerveja declararam ficar agressivos.

Creative Commons/Max Pixel
Destilados

Os efeitos das bebidas mais fortes, como vodka e uísque, ganham de lavada sobre as outras bebidas no resultado “gerar alegria e euforia”. Para se ter noção, mais de 58% dos entrevistados relataram se sentirem energizados após um drinque e 59% contaram ficar mais confiantes. Além dos 42% que garantem se sentir mais sexy.

Mas é uma faca de dois gumes. As desvantagens desse tipo de bebida é que elas têm um grande potencial para deixar as pessoas com baixo astral. Ao que parece, quase um terço dos voluntários se sentem agressivos e 48% alegam se sentirem doentes. Outros efeitos, como inquietude, também é relatado por 28% das pessoas e 22% afirmaram sentir vontade de chorar.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: