Baía dos Porcos, em Cuba, é invadida por milhares de caranguejos

Netssa/Reprodução

A Baía dos Porcos, em Cuba, ficou conhecida por uma tentativa frustrada de invasão por um grupo paramilitar contrário ao regime de Fidel Castro, em 1961. Porém, todos os anos, o local sofre um outro tipo de invasão: milhares de caranguejos, que se espalham por toda a costa para se reproduzir.

É durante o nascer e o pôr do sol que eles aparecem em maior quantidade, quando migram até a praia para depositar seus ovos. Alguns meses depois, os pequenos caranguejinhos se juntam aos seus pais.

Mas os caranguejos não ficam apenas nas praias. Eles sobem pelas paredes das casas e tomam as estradas locais. Muitos acabam sendo atropelados, mas também acabam furando os pneus de dos carros que cruzam seu caminho – dando a alguns moradores uma oportunidade de negócios, de prontidão para consertá-los.

Porém, se aproveitar da abundância do crustáceo para levá-los à panela é algo que nem passa pela cabeça dos cubanos. Ao contrário dos brasileiros (principalmente nós, nordestinos), que o consideram uma iguaria, ele acreditam que a carne de caranguejo seja prejudicial à saúde.

Por isso, Edian Villazon, proprietário de um pequeno restaurante, luta para mantê-los longe de seu estabelecimento, deixando as portas sempre fechadas nessa época. Mas ao jornal The Telegraph, ele informou que, mesmo assim, dezenas deles acabam entrando em seu estabelecimento, todos os dias – e só resta expulsá-los.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: