Astrônomo amador flagra colisão entre asteróide e Júpiter

O astrônomo amador irlandês John McKeon filmava o planeta Júpiter no dia 17 de março quando flagrou a colisão de um asteroide com o maior planeta do sistema solar. Ele desejava apenas registrar a passagem das luas Io e Ganímedes, contudo, conseguiu, a partir de uma sequência de fotos feitas por seu telescópio Schmidt-Cassegrain, de 11 polegadas, produzir um vídeo do incidente. Nele, a colisão dura cerca de dois segundos.

“O propósito original era fazer o timelapse da passagem das luas. Fiz duas versões, e, por sorte, capturei o impacto na segunda”, comenta o amador na descrição do vídeo no Youtube. Ao site Space.com, o especialista em asteroides da Nasa e chefe do Centro para Estudo de Objetos Próximos à Terra, Paul Chodas, disse que é mais provável que o corpo que atingiu Júpiter seja um asteroide do que um cometa. “Simplesmente porque há mais deles”, concluiu.

Para o especialista, as imagens servem para nos lembrar que impactos no nosso sistema solar são frequentes e que Júpiter é alvo deles na maioria dos casos. “O planeta atrai muitos asteroides e cometas devido a sua alta gravidade. Estamos vendo em média um impacto por ano”, diz.

Entre 16 de Julho e 22 de julho de 1994, fragmentos do cometa Shoemaker-Levy 9 chocaram-se com Júpiter, incidente também acompanhado por astrônomos. Os impactos deixaram marcas no planeta.