Astronauta mais velha da história quebra recorde de caminhadas espaciais

Peggy Whitson/Twitter

A astronauta mais velha da história, Peggy Whitson, quebrou mais um recorde no dia 30 de março de 2017: ela realizou a oitava caminhada espacial de sua carreira, o maior número entre mulheres, para ajudar a montar um novo porto de ancoragem. Mas não para por aí; durante essa caminhada, Peggy vai quebrar outro recorde: ela vai superar a marca de 50 horas e 40 minutos de horas acumuladas caminhando no espaço.

Porém, mesmo com tantas conquistas, o processo de montagem não foi tão tranquilo. Um pedaço importante de revestimento para proteção do porto se perdeu, forçando um remendo improvisado. Uma trouxa de pano começou a flutuar para longe durante a caminhada, mas Peggy avisou para os controladores da missão sobre o acontecido imediatamente, de acordo com o jornal britânico Daily Mail.

Essa parte da proteção evita contato com restos de meteoritos e é uma das quatro partes que serão instaladas no buraco deixado pela relocação de um outro porto de ancoragem. A trouxa foi monitorada até que os responsáveis tivessem certeza de que ela não causaria nenhum dano ao posto. Enquanto montavam os outros três itens de proteção, os controladores instruíram os astronautas a encherem o buraco com o que estava sendo usado para cobri-lo anteriormente, pois os dois itens eram feitos do mesmo material.

O pedaço de tecido perdido era relativamente grande; ele pesava cerca de 8 kg e media cerca de 1,5 m por 60 cm, com espessura de 5 cm. Eventualmente, o tecido entrará na atmosfera e queimará, mas, enquanto se distanciava, era possível enxergá-lo como um ponto branco no espaço. O novo porto de ancoragem será usado para o futuro SpaceX e para cápsulas Boeing da equipe técnica.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: