Assistir a aulas sem sapatos pode melhorar rendimento das crianças

Chagrin Falls School/Reprodução

Uma pesquisa feita pela Universidade de Bournemouth, no Reino Unido, constatou que assistir a aulas sem sapatos pode interferir positivamente no desempenho de crianças. Durante 10 anos, o comportamento de milhares de pequenos dos ensinos primário e secundário, de 25 países diferentes, foi analisado.

A justificativa encontrada pelos pesquisadores foi que, ao tirar os sapatos, os alunos sentiam-se mais confortáveis, como se estivessem em casa. Com o conforto, as possibilidades de chegarem mais cedo, saírem mais tarde e lerem com mais atenção na sala de aula aumentava.

Apesar de parecer estranho, o hábito já é considerado comum em algumas escolas da Escandinávia e de outros países do norte europeu, e começou a ser incentivado em outros países, como Espanha e no próprio Reino Unido. Além de deixar os sapatos fora da sala, substituir as cadeiras por almofadas também é uma medida considerada como agradável pelos pesquisadores.

“O último local no qual uma criança sentaria para ler seria uma cadeira. Nós descobrimos que 95% delas não leem em uma cadeira nem quando estão em casa”, explicou um dos coordenadores da pesquisa, o professor Stephen Heppell, em entrevista ao jornal britânico The Independent.

Os benefícios apontados pelos pesquisadores vão além do aprendizado das crianças. Ainda de acordo com a pesquisa, substituir cadeiras por almofadas e deixar os sapatos fora da sala de aula podem diminuir em até 20% os gastos com compra e reparo de móveis e limpeza do local.

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